Páginas

15.5.17

Paralisia do Sono

Tinha eu os meus 8/9 anos quando este fenómeno assustador começou a fazer parte da minha vida. Quase todas as semanas sentia os meus músculos presos ou até mesmo a presença de alguém ao meu lado a falar, não estando mesmo ninguém. Naquela altura, era bastante comum ocorrerem alucinações; sejam elas visuais (onde eu via vultos movendo-se pelo quarto), auditivas (onde ouvia vozes aproximando-se cada vez mais do meu corpo), mas sobretudo sentia que alguém me estava a tocar ou a pressionar o meu corpo e eu não conseguia, de todo, mover-me para me afastar.

A paralisia do sono é um estado de completa paralisia muscular, onde as pessoas ficam paralisadas no início do sono ou, mais frequentemente, quando acordam. Estão mentalmente acordas, mas fisicamente adormecidas e sem a capacidade de movimento. A sensação de sufocamento, a diminuição da frequência cardíaca, a presença de uma pessoa no local (ou até mesmo de vozes como barulho de fundo) e a sensação de estarmos a ser arrastados são possíveis (e já confirmados por um estudo) sintomas deste acontecimento. Não é a única explicação para a paralisia, mas dormir de barriga para cima é uma das posições a evitar pelo facto de 60% das pessoas que relataram estes acontecimentos estarem nessa mesma posição. Eu faço, sem dúvida, parte dessa percentagem. 

Hoje é cada vez menos frequente eu ter este tipo de alucinações, mas sempre que tenho o meu corpo não consegue voltar a dormir descansado. A última vez que esta situação me ocorreu, eu estava a dormir acompanhada e lembro-me perfeitamente de tentar gritar para que a pessoa em questão me acordasse e tentei mover-me, mas sem sucesso. Eu, infelizmente, não consigo explicar este fenómeno, mas gostava que me dissessem se desse lado há mais alguém que já tenha passado por isto.
Sou a única?

7 comentários:

Maria disse...

Já tinha ouvido falar disto e deve ser angustiante a pessoa não se conseguir mexer.

Miguel Gouveia disse...

Obrigado :D

Agora assustei-me para ser sincero. Sim, uma ou outra vez já me aconteceu. Aliás, cheguei a temer e não perceber o que estava a acontecer :o É uma sensação de impotência terrível querermos dar sinal e não conseguirmos!!

NEW COOKING POST | Fusilli Tricolore Pasta With Tuna
InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

➳ Nea ☽ disse...

Eu não sofro disto, mas conheço, ouço muito falar disto até em canais de youtube!
Pelos vistos os vultos e afins são consequências do tempo que estás sem te conseguir mexer e com o cérebro em alerta..!

Eleine Pereira disse...

Eu ja ouvi falar, que horror

http://iameleine.blogspot.com/
http://www.instagram.com/iameleineblog/

Ana Ferreira disse...

Já tinha ouvido falar mas nunca me aconteceu, deve ser uma sensação horrivel!

Marta Moura disse...

Deve ser um bocadinho assustador!

Marta disse...

Deve ser horrível, principalmente a primeira vez que acontece a alguém que ainda não sabe bem o que se passa! Ainda bem que já não te acontece com tanta frequência :/
r: MUITO obrigada pelo comentário tão querido que deixaste no meu último post, és um amor! :D
LA VEINE